História de Teixeira de Freitas. A Praça da Prefeitura




Por Daniel Rocha

Praça da antiga  prefeitura de Teixeira de Freitas, quantas histórias escondidas? Há tantas em torno deste lugar que dar para escrever um livro. Isso é exatamente o que sente um teixeirense quando passa por ela.

As escadarias da prefeitura, o jardim sempre cuidado, as árvores testemunhas de tantos namoros e os passeios de pedras de mosaico português em forma de ondas pretas ou brancas. Como não recortar a sorveteria O Pilão, o trailer  Pilequinho, ponto de parada para quem saía das festas e shows, o Gauchão lanches e tantos outros estabelecimentos situados no local, testemunhas dos primeiros porres de muitos.

Também não dar para não lembrar do escurinho perto da Seringueira, quem nunca aproveitou com alguém durante á noite? Esta é apenas um pedaço de tantas histórias marcadas na memória de todos os teixeirenses. Oficialmente ela é a praça Bernardino Figueiredo, e foi construída aproximadamente em 1974, na administração do prefeito Alcobacense Wilson Alves de Brito cujas iniciais estão gravadas na praça. Antes já servia de lugar de passeio aos namorados e clientes dos bares próximos.

Na década de 1980, a praça reinou na cidade como ponto de encontro, não só dos namorados e crianças, mas também dos artistas mais atuantes da cidade. Como os do grupo Consciência, que promovia no último domingo de cada mês uma feira artística livre no local.

O grupo que também editou um jornal de nome "Opção" realizava shows de talentos musicais e montagens teatrais. Em entrevista ao documentário, Retrospectiva Histórica de Teixeira de Freitas de 1996, um dos integrantes do grupo, o pintor Zuca, lembrou que a feira artística realizada na praça era um dos maiores acontecimentos da cidade.

“O grupo opção começou com um jornal e se reunia todo domingo na praça da prefeitura. Lá era realizada uma feira onde todos os artistas da região eram convidados. O grupo era superinteressante, fazia arte por amor.”

Até o ano de 2008 a praça foi o lugar onde os moradores ficavam à espera da apuração das urnas das eleições municipais e de comemorar as vitórias da seleção brasileira na copa do mundo, recordo da grande multidão em volta da praça depois do final da copa de 2002.

Na atualidade, mesmo não sendo a mais procurado no domingo, o jardim continuam a acolher os cidadãos teixeirenses no sete de setembro. Durante algumas manifestações recentes, como o Vem pra rua, ocorrida no dia 25/03/13, dentre outras, a praça foi o local de encontro dos manifestantes.
Dito isso, afirmo, a Praça da Prefeitura é um lugar de memória que historicamente serviu a coletividade, por isso todos os moradores da cidade devem ficar atentos á sua conservação  e valorização.


Fontes:
BANCO DO NORDESTE, As origens. Teixeira de Freitas, Fortaleza – Ceará. P.05-07, Janeiro 1986
RESTROPECTIVA. Histórica de Teixeira de Freitas. Direção Geral; Alberto de Freitas e Zé da baiana. Suporte: DVD (45 min) Ano: 1996. Memória pessoal de momentos vividos na Praça da Prefeitura.

Daniel Rocha da Silva*
Historiador graduado  e Pós-graduando em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X. 
Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com

O Conteúdo  deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a  expressa autorização do autor. Facebook.

Foto :1985.
Veja também:

Praça dos Leões: O marco zero da cidade parte 01

O rio Itanhém parte 01

Mulheres parteiras parte 02.



Um comentário:

Projeto Atleta Cidadão disse...

Excelente material. Parabéns

Pesquisar este blog

Click e Veja