Histórias de Teixeira de Freitas: Bar Garota da Avenida

Por (Daniel Rocha) O prédio da prefeitura (atual da secretaria municipal de habitação) já era uma referência para os moradores antes da emancipação política, pois lá funcionou por muito tempo os melhores bares da cidade, os mais lembrados são, bar ARUTEF, Clube dos Vaqueiros e bar Garota da Avenida.




Após a emancipação a prefeitura começou a ocupar o local aos poucos, primeiro a parte de cima e só depois todo o prédio. Segundo a moradora Lília do Carmo, em 1985 funcionava no local o bar Garota da Avenida. lá viveu os melhores momentos da juventude ao lado da amiga Marlene. Recorda que para ela, e outros, o bar era sinônimo de alegria e diversão.


Lembra que as duas, ela loira e a amiga morena, divertiam-se muito com as cantadas e pedidos de namoro, afirma que na década de oitenta os homens era mais atrevidos e não economizavam investidas. No Bar Garota da Avenida podia sentar-se para tomar um refrigerante, uma cerveja ou uma bebida mais cara como Whisky, sempre acompanhado de um bom petisco.


Recorda a saudosa frequentadora que as músicas da novela A gata Comeu, eram as mais pedidas pela moçada no bar. Músicas como, Só para o vento - Rithie, Seu nome - Biafra, foram essenciais para os amores inesquecíveis.Como em todo e qualquer bar, acontecimentos do cotidiano transformam-se em saborosos causos contados a exaustão. Narra Lília um destes:


- Certo dia um cara muito ousado chegou ao bar e pediu um Whisky, como era a minha amiga Marlene que estava no balcão, ela saiu para atender ao pedido servindo cuidadosamente a bebida.Quando virou-se o cara puxou-lhe o braço e falou para quem quisesse ouvir: “Além da bebida servem você?”
Ela pediu para ele ficar até o final do expediente.


 Quando o horário marcado chegou, ela saiu com uma arma e encostou no rosto dele dizendo: “Da  próxima vez vou servir uma bala no seu peito”. Exigindo mais respeito.


* Daniel Rocha
Historiador,  Cinéfilo e blogueiro criador do blog Tirabanha em 2010.
Contato: Tirabanha@tirabanha.com.br
Fonte:

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Click e Veja