Especial Teixeira de Freitas 30 anos: O cinema nosso de cada dia













Por (Daniel Rocha) Se tudo der certo, com a inauguração da nova sala de cinema do Cine Teixeira ,atualmente fechado para reforma, Teixeira de Freitas entrará definitivamente para segunda era de ouro dos cinemas.


Isso significa que haverá um número recorde de salas com programação diária e vários filmes em cartaz. Serão ao todo cinco salas de alta resolução, uma do cine Teixeira no Shopping Teixeira Mall e quatro no Cinercla do Shopping Pátio Mix, mais  dois cineclubes em atividade.

Com tamanha oferta de sessões e filmes, a cidade pode se considerar o polo regional de exibição. Não é a primeira vez que Teixeira ocupa essa posição, no longínquo ano de 1977, o Cine Elisabete ,Cine Horizonte e o Cine Brasil disputavam público entre si, fazendo a alegria dos amantes da sétima arte.

De lá para cá só ficamos sem cinema durante três anos, 1993,1994,1995. O jejum foi quebrado em 1996 com a abertura   das duas salas do Cine Teixeira que trouxe de volta para  cidade a magia da sétima arte.


Nesses  trinta anos o hábito de ir ao cinema tornou-se de tal forma parte da cultura teixeirense que durante um bom tempo e graças a fidelidade dos frequentadores fez do cine Teixeira a única sala de cinema do extremo sul baiano .

Isso em uma época em que a popularização dos DVDs piratas e o acesso a filmes via internet provocou à falência de muitas casas do ramo.  Como ir ao cinema e uma experiência comunitária, as salas contribuíram e contribuem para o fortalecimento da nossa identidade cultural.

No presente Teixeira de Freitas é a única cidade de todo o sul da Bahia à ter mais de duas salas de cinema e contar com a tecnologia 3D. Além de ser uma das poucas, da Costa das Baleias, com dois cineclubes em atividades.


O Conversê Cine Clube da UNEB – Universidade Estadual da Bahia, e o Sal na Pipoca do departamento de cultura municipal que democratiza a experiencia  com exibições gratuitas que contribuem ,de forma significativa, para a formação de novas e qualificadas plateias.


Se você quer vivenciar essa história, procure saber qual a programação da sala de cinema mais próxima e desfrute. O público que faz dos espaços de exibição um sucesso agradece.

Daniel Rocha

tirabanha@tirabanha.com.br



Especial Teixeira de Freitas 30 anos:

Alguns fatos históricos



historia-de-teixeira-de-freitas


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Click e Veja