Por Daniel Rocha
A “Beatlemania” é um neologismo criado na década de 1960 para descrever a histeria coletiva que afetava os fãs em relação à banda Inglesa The Beatles. Acredita-se que em Teixeira de Freitas, cidade do extremo sul da Bahia, o fenômeno ocorreu no bairro Recanto do Lago em 1995 motivado pela campanha de lançamento da música “Free as a Bird”.
Free as a Bird foi uma canção inacabada composta e registrada em 1977 por John Lennon ,beatle assassinado em 1980, finalizada e lançada por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr em 4 de novembro 1995 no álbum “The Beatles Anthology”, alardeado na mídia como “a reunião da banda”.
O grande acontecimento musical arrebatou os corações e mentes de alguns dos jovens moradores do bairro de classe média que passaram a consumir livros, coletâneas gravadas em fita K- 7 e à icônica revista especializada “Revolution” editada por Marco Antonio Mallagoli, o único brasileiro que esteve com todos os integrantes da banda e presidente fã clube, único autorizado pelos beatles na América latina.
Capa da Revista Revolution |
Segundo a perspectiva do músico Marcos Marcelo que na época liderou o grupo de fãs, com idades compreendidas entre 14,15 e 16 anos, o perfil dos jovens que aderiram a febre no bairro variava e se assemelhavam em alguns aspectos.
Por exemplo, alguns estudavam em escolas públicas e outros em escolas privadas, todos frequentavam Igrejas e pertenciam a famílias tradicionais, cursava informática ou datilografia, alguns jogavam futebol na rua, outros na quadra do Clube Jacarandá, cumpria algumas obrigações domésticas e com regularidade assistiam TV, ouvia programas de rádio e frequentavam locadoras de vídeo.
Na contramão, os beatlemaníacos faziam uso do tempo livre para tocar e aprender com o violão as primeiras notas de “Free as a Bird” ouvindo repetidas vezes no toca-fitas e “costumeiramente” se reuniam em espaços como, calçadas, garagens e varandas para conversar sobre as bandas, The Beatles, Legião Urbanas e Mamonas Assassinas e cantar em inglês, pronunciado de modo estranho, as composições dos ídolos de Liverpool, ícones do rock e da cultura pop internacional.
Frases do Jonh |
Citações de frases e comentários sobre os discursos ácidos de John Lennon contra o tradicionalismo, violência e a favor da luta por justiça social , transformação individual e coletiva, proferidos intensamente pelo cantor depois do fim da banda no início da década de 1970, divulgados pela revista “Revolution” animavam as falas e os pensamentos dos jovens fãs.
Por essa razão ,revela Marcos Marcelo, os jovens fãs embora “orientados pela família , escola e igreja”, deixaram o cabelo crescer e assim o fazendo “assumiram uma postura contestadora e rebelde em relação ao estilo de vida, costumes e hábitos”, expressos nas rodas de bate-papo sob a forma de relatos das primeiras aventuras sexuais, goles e tragos às escondidas.
Marcos Marcelo e Bruno Vellarte
Com o fim do interesse coletivo pelos The Beatles, os participantes do grupo abraçaram outras causas e ritmos. Contudo alguns seguiram cantando e homenageando a banda em outros espaços e épocas Marcos Marcelo, contrabaixista e vocalista, por exemplo fez parte da banda cover local “Os BA-tles” formada pelos beatlemaníacos Marcelo Torres ( baterista) Rafael leite (guitarrista) e Bruno Vellarte ( guitarrista e vocalista).
“Eu conheci o Bruno Vellarte em 2011 durante um projeto chamado “Banda Coração Pirata” e daí começamos a conversar, trocar experiências musicais e ele me mostrou o projeto “BA- tles” com outros integrantes , daí em diante começamos uma grande parceria”. Recordou Marcos Marcelo.
A exposição que teve sua última edição realizada em 2014 no Shopping Teixeira Mall, foi idealizada pelo músico Bruno Verllart e outros fãs ardorosos do grupo musical inglês na cidade. Nas duas ocasiões o evento fez lembrar a rememorada "Beatlemania" que agitou os corações e mentes de alguns adolescentes no Bairro Recanto do Lago no ano de 1995.
Créditos & Referências
The "anthology" está a 96 horas dos ouvidos dos fãs. O estado de São Paulo, 16 de novembro de 1995. Acervo site tirabanha.com.br
Micthell. James A. John Lennon em Nova York: Os anos de revolução. Editora Valentina Ltda. 2013.
Site da revista Revolution, http://beatlesrevolution.co.uk/ . Acessado em 10/08/2018.
Anhology 1. Wikipedia, enciclopédia livre. Acessado em 10 de agosto de 2018.
Free a Bird. Wikipédia, a enciclopédia livre. Acessado em 10 de agosto de 2018.
O texto foi construído a partir da perceptiva informada em diversas conversas formais com Marco Marcelo em outubro e novembro de 2018.
Os BA-tles no John Black Pub. I Wanna Hold Your Hand. Publicado em 25 de março de 2014 por Izaac Chaves. Disponível no Youtube. Acessado Novembro de 2018.
Fotos da banda BA- tles . Marcos Marcelo.
Daniel Rocha*
Historiador graduado e Pós-graduando em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.
Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769
e-mail: samuithi@hotmail.com
Se você chegou até aqui parabéns! Tens o hábito da leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário