Na noite de 12 de maio de 2009, por volta das 23h15, uma caldeira da usina de asfalto do Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro (GEEB), localizada no bairro Caminho do Mar, em Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia, explodiu e pegou fogo. Curiosamente, um evento semelhante havia ocorrido nas proximidades do mesmo local cinquenta anos antes.
Conforme relatado pelo site local Teixeira News, a caldeira estava desativada no momento da explosão, e não havia militares na área, o que evitou feridos. O asfalto produzido na usina seria utilizado nas obras de recuperação da BR-101, que estavam em andamento.
Informações divulgadas indicam que o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o incêndio, que se espalhou rapidamente pela unidade militar. De forma curiosa, em 24 de agosto de 1959, a poucos metros dali, nas margens da estrada de rodagem da Fazenda Cascata, hoje BA-209, ocorreu outra explosão.
Naquela ocasião, um estabelecimento comercial que funcionava como ponto de apoio para viajantes e vendia gasolina armazenada em tonéis foi destruído. Segundo relato de Vantuil do Nascimento Correia, em conversa informal de 2014, o acidente aconteceu quando um cliente pediu para abastecer o carro à noite.
Sem eletricidade no local, o atendente usou um candeeiro para iluminar o depósito de combustível. Ao se aproximar da bomba manual, que estava molhada de gasolina, a chama do candeeiro provocou um incêndio seguido de explosão, destruindo o estabelecimento. Felizmente, assim como no incidente de 2009, não houve vítimas fatais.
Esses eventos destacam o espírito empreendedor dos moradores locais, que, já na década de 1950, aproveitavam o movimento das estradas recém-abertas para desenvolver negócios, como o conhecido “Comércio dos Pretos”.
Esse comércio foi crucial para o crescimento da região e o surgimento de Teixeira de Freitas, bem antes da chegada dos migrantes mineiros e capixabas na década de 1970, que também contribuíram para a expansão da cidade, culminando em sua emancipação em 1985.
**Créditos & Referências**
BORBOREMA, Athyla. *Caldeira da usina de asfalto do Exército pega fogo em Teixeira de Freitas*. Site Teixeira News. Publicado em 13/05/2009. Arquivado em 16/05/2009. Disponível no acervo do site tirabanha.com.br.
*Uma parte da história de Teixeira de Freitas contada por Vantuil de Freitas Correia*. Jornal Alerta. Edição especial de aniversário: 29 anos de Teixeira de Freitas. 2014.
Conversa informal com Vantuil do Nascimento Correia. Agosto de 2014.
Colaboração do memorialista Domingos Cajueiro Correia.
Daniel Rocha
Historiador graduado e pós-graduando em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.
Contato WhatsApp: (73) 99811-8769
E-mail: samuithi@hotmail.com
*O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou publicado, no todo ou em partes, sem a expressa autorização do autor.*
historia cultural de Teixeira de Freitas
Teixeira de Freitas historia da cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário