Poucas pessoas sabem ou já notaram que na Praça dos Leões, localizada no centro de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia, há um monumento que faz referência ao filme de animação “O Rei Leão” (1994), que, assim como a versão lançada em 2019, foi um grande sucesso entre as crianças.
Construída no final da década de 1960 e reformada no final da década de 1970, durante a administração do prefeito alcobacense Gerson de Oliveira Costa, a Praça Castro Alves é popularmente conhecida como “Praça dos Leões” devido às diversas esculturas decorativas de leões em seu entorno.
A escultura em questão, que se assemelha à “Pedra do Rei”, foi instalada no início da década de 2000, durante a reforma realizada pelo então prefeito Wagner Mendonça, que revitalizou a praça pública, anteriormente abandonada. Nos primórdios da cidade, a praça era um ponto de encontro para caçadores e o local da primeira feira do então povoado.
Qual seria o propósito de colocar essa escultura que faz referência ao filme na Praça dos Leões? Não foi possível descobrir de quem partiu a ideia ou quem a instalou, mas é provável que a intenção tenha sido criar um paralelo entre as esculturas dos leões da praça e o filme americano.
Talvez a ideia fosse, na melhor das hipóteses, criar uma atração turística voltada para o entretenimento, consumo e diversão. No entanto, isso pode levar a uma perigosa padronização cultural que não promove nenhum tipo de reflexão sobre a importancia histórica do lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário