Extremo sul da Bahia 1984 : um surto se alastrou pelas praias da região
Por Daniel Rocha
Em janeiro de 1984, um surto de conjuntivite se alastrou por quase todas as partes da região fronteiriça da Bahia com o Espírito Santo, em áreas litorâneas e de praia, acabando com as férias de muita gente. Quais cidades foram atingidas? De onde saiu a doença? Quem trouxe?
A conjuntivite, infecção que pode ser causada por transmissão viral ou bacteriana, atingiu grande parte dos turistas e moradores presentes na cidade capixaba de Itaúnas, onde 70% dos veranistas presentes foram afetados.
Em lugares como Conceição da Barra e Guriri, que juntas contou mais de 300 mil turistas naquele verão, segundo a Encantur (Sistema de Turismo do Espírito Santo), também foram atingidas pelo surto que provocou uma corrida às farmácias locais.
No Extremo sul da Bahia, não diferiu, 500 mil veranistas que curtia as principais praias da região foram contaminados e chamou a atenção das autoridades sanitárias de Prado, Caravelas, Porto Seguro e Alcobaça.
Conforme um jornal da época, o surto foi trazido pelos turistas do Rio de Janeiro e São Paulo, algo que se constatou pelo grande número de pessoas oriundas desses estados presentes nas praias do extremo sul baiano e no extremo norte capixaba.
Um médico ouvido por um jornal de circulação nacional, que também noticiou o assunto, disse, após passar pelas regiões atingidas, que era grande o risco do surgimento de outros surtos e outras doenças. "Principalmente em vilas que virou moda como Arraial d'Ajuda e Trancoso". Algo que não se repetiu no verão do ano seguinte, 1985.
Daniel Rocha* Historiador graduado e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X. Contato WhatsApp: (73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com O conteúdo deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a expressa autorização do autor. Facebook
Conjuntivite agora ataca no Espírito Santo. Vitória. Gazeta. 31/01/1984. 1º caderno. Pagina 04.
.jpg)
Comentários