Filmes que Marcaram época em Teixeira: lua de cristal






Por Daniel Rocha


Em julho de 1990, estreou em todo país  um dos filmes  nacionais mais assistidos  de todos os tempos: "Lua de Cristal",  dirigido por Tizuka Yamasaki e estrelado por Xuxa Meneghel,  então a mais querida dentre as apresentadoras dos programas infantis da TV. Porque esse filme marcou uma época na cidade de Teixeira de Freitas -Ba?

 

Maior bilheteria da década de 90 no país, o filme protagonizado pela apresentadora do programa matinal da TV Globo, Xou da Xuxa, fenômeno de audiência,  atraiu  nada mais nada menos que cinco milhões de espectadores em todo país. Números que consolidaram a Xuxa como uma estrela popular, também, do cinema nacional.

 

Para além da figura da Xuxa, Lua de Cristal, tal como sua arrebatadora canção principal,  traz  nas entrelinhas da sua narrativa a mensagem de que as pessoas precisam acreditar em seus sonhos até o fim para que as dificuldades da vida sejam superadas em um mundo regido pela bondade e a maldade.




Um discurso inspirador, mas pouco crítico para um público que sofria com as dificuldades inflacionárias da época e com o início do caos do Plano Collor I, lançado em março daquele ano de 1990. 

 

Mês que ficou marcado também pelo fim das  Empresa Brasileira de Filmes - Embrafilme, estatal  nacional que incentiva o setor cinematográfico brasileiro, acontecimentos que levaram a diretora, Tizuka Yamasaki, abrir mão do salário como diretora e inserir merchandising para terminar o filme, algo que empobreceu  qualquer filme. 

 

"Não tinha de onde tirar grana. Ou a gente botava merchandising para pagar o custo ou não fazia", revela Xuxa no livro Xuxa Meneghel- Memórias. 

 

Dificuldades que levaram o presidente da época, Fernando Collor de Mello e a primeira-dama, Roseane Collor, abraçarem a divulgação e a campanha social promovida pela apresentadora Xuxa, em conjunto com a LDB. 

A campanha intitulada “Doa a quem dói,” possibilitava o espectador pagar a entrada para ver o filme  com a doação de um quilo de alimento não perecível, posteriormente distribuído pela LDB a famílias carentes. 

 

Conforme  relatou o popular o "Figão",  antigo gerente do Cine Brasil, que exibiu o filme na cidade, em uma entrevista realizada no final de 2009, a estratégia para arrecadar alimentos também foi utilizada em Teixeira de Freitas,  por uma instituição que se inspirou na ação da LDB, obtendo sucesso com a ação social. Campanha que também chamou a atenção do público local que colaborou prontamente.

 

Estima-se que aqui na cidade o filme da apresentadora mais popular da TV  também alcançou a proeza de figurar entre os mais assistidos do ano, pois de acordo com a lembrança de alguns freqüentadores no dia da estreia um grande público  se fez presente na sala do Cine Brasil, que ficava próximo ao "Mercadão", Centro.

 

Mas porque esse filme marcou uma época na cidade?  O filme produziu memórias e com sua campanha social dialogou com a realidade local. Diante dessa perspectiva e lembranças da interação do filme com a comunidade, pode se dizer que “Lua de Cristal” marcou uma época em Teixeira de Freitas.


Fontes:


Lua de Cristal. Wikipedia. 

 

MEMÓRIAS - 1ªED.(2020) - Xuxa Meneghel 

 

NAGIB, lúcia. O cinema da retomada. Depoimento de 90 cineastas dos anos 90. Editora 34. 1º  Edição 2002.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História de Teixeira de Freitas - Praça dos leões: Parte final

A história de Teixeira de Freitas - A Praça da Bíblia

História de Teixeira de Freitas. Praça dos Leões o marco zero da cidade: parte 01