Alcobaça 1997 – Uma Gincana pela Praia limpa




Por Daniel Rocha

Em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza das Praias, uma gincana ecológica foi realizada em Alcobaça no dia 21 de setembro de 1997.A mobilização contou com a participação de vários setores da sociedade local, demonstrando um bom exemplo de como lidar com questões ambientais.

A competição de limpeza das praias em Alcobaça foi coordenada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e fez parte do movimento mundial pela limpeza das praias da ONG americana Center for Marine Conservation.

A  gincana mobilizou estudantes, pescadores, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), empresários e várias entidades, e teve início às 8 horas, se estendendo até o final da tarde. Os participantes percorreram quatro quilômetros de praia, entre o Farol e a Barra de Alcobaça.

Durante o evento ecológico, diversos tipos de lixo foram retirados da areia, incluindo tampinhas de garrafas, latas, embalagens de plástico, cacos de vidro, pedaços de isopor, papelão, barbantes, cordas, restos de comida e materiais descartáveis. 

A equipe vencedora foi a Hand Mag e recebeu um troféu entalhado em madeira com a cauda da baleia Jubarte, uma espécie que frequenta o Parque Nacional Marinho de Abrolhos,  que também localiza-se próximo à costa do município. As equipes do Projeto Casa das Marisqueiras e Sai de Baixo dividiram o segundo lugar da gincana.

O secretário Municipal de Meios Ambientais da época, Antônio Brito, informou a um jornal local que Alcobaça foi o único município do litoral do extremo sul selecionado naquele ano para participar das comemorações do Dia Mundial de Limpeza das Praias, porque desenvolvia atividades voltadas para a preservação do meio ambiente. 

Sobre a ação, os representantes da ONG, disseram que buscou  despertar através da gincana a consciência de todos os habitantes para a importância da limpeza e conservação das praias. “Sendo o mar um bem comum, todos precisam aprender a utilizá-lo de maneira racional”.

Com sua ação e participação no Dia Mundial de Limpeza das Praias, a comunidade alcobacense deu um bom exemplo de como lidar com a questão, mostrando- se responsável e ciente de que a poluição costeira pode ser amenizada através da conscientização de todos.


Daniel Rocha da Silva*

Historiador graduado  e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X. Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com

ATENÇÃO: O conteúdo  deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a  expressa autorização do autor. Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História de Teixeira de Freitas - Praça dos leões: Parte final

A história de Teixeira de Freitas - A Praça da Bíblia

História de Teixeira de Freitas. Praça dos Leões o marco zero da cidade: parte 01