Teixeira de Freitas 1994 - O dia que Lula esteve na cidade
Por Daniel Rocha
O presidente Luiz Inácio da Silva, Lula, visitou a cidade de Teixeira de Freitas, Bahia, enquanto candidato, em 09 de setembro de 1994 durante sua segunda tentativa de chegar ao cargo. Encarando dificuldades e atrasos, Lula falou ao povo presente. Será que a sua mensagem social foi bem recebida pela maioria dos eleitores teixeirenses?
Segundo relatos, por conta de algumas dificuldades na estrada BR 101, Lula chegou atrasado para o comício programado para começar às 10:30, no centro da cidade, mais especificamente no cruzamento das avenidas ACM com a Marechal Castelo Branco.
A princípio, o atraso do candidato causou irritação na multidão que esperou por ele sob um sol quente e escaldante durante todo horário comercial do almoço. Por falta de um bom aeroporto local, ele havia desembarcado em Porto Seguro e encarado mais de 2 horas de carro até chegar a cidade com atrasos.
No entanto, conforme relatos, assim que ele subiu ao palanque montado no centro da cidade, o humor da multidão composta por trabalhadores, servidores públicos, estudantes, sindicatos, eleitores e curiosos mudou radicalmente. A presença e o carisma de Lula foram suficientes para reanimar o público.
Ainda conforme relatos, Lula que também chegou sentindo fome foi recebido com entusiasmo no palanque onde recebeu das mãos dos seus apoiadores uma marmita, da qual ele deu algumas colheradas e retirou uma coxinha de galinha para comer com as mãos.
O ato popular do então candidato animou ainda mais a multidão que aplaudiu aos gritos de "olê, olê, olê, olá, Lula, Lula" e da palavra de ordem: "Brasil Urgente! Lula presidente". O carisma do petista mais uma vez conquistou a multidão que silenciou se em seguida para ouvi-lo.
Considerando o discurso feito por lula na cidade que visitou depois de Teixeira de Freitas, no mesmo dia, Feira de Santana, BA, é possível supor que Lula também falou aos teixeirenses sobre o escândalo da parabólica, rebateu a Fake News da época de que acabaria com o plano real e abordou questões importantes para a região, como saúde, educação, emprego e luta pela dignidade.
Para além desses pontos destacados, Lula discursou também sobre a valorização do trabalho, dos direitos trabalhistas, construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Considerando seu discurso na época, também falou sobre a necessidade de vencer o preconceito que a maioria dos trabalhadores tinha de votar em outro trabalhador.
Após o comício, Lula conversou com colegas do partido, posou para fotos com apoiadores e seguiu viagem para Vitória da Conquista, onde faria um novo comício à tarde e, posteriormente, encerraria sua passagem pela região com compromissos à noite em Ilhéus e Itabuna.
Após a visita, 25 dias depois, em 04 de outubro, Fernando Henrique Cardoso, candidato do PSDB, venceu a disputa contra Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, com uma ampla margem de diferença de votos. Fernando Henrique recebeu 54,24% dos votos enquanto Lula obteve 27,07%. Apesar da derrota nacional, Lula saiu vitorioso na cidade de Teixeira de Freitas, onde conquistou 52,53% dos votos, contra 47,47% de FHC, o presidente eleito.
Por fim, é possível dizer que a mensagem social de Lula foi bem recebida pela maioria dos eleitores teixeirenses que estiveram presentes no comício ou acesso a proposta do candidato pela TV. Eleitores que vivenciavam as dificuldades de uma cidade que contava com apenas nove anos de emancipação e inúmeros problemas estruturais e sociais conhecidos.
Historiador graduado e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X. Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com
ATENÇÃO: O conteúdo deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a expressa autorização do autor. Facebook.
Comentários