Histórias de Teixeira de Freitas- Realtos sobre a visita dos trapalhões





Por Daniel Rocha

Nas décadas de 1980 e 1990, a Rede Globo era a grande mídia de massa do país. Suas novelas e programas eram os mais populares e seus artistas, verdadeiros astros. Nesse período, alguns desses artistas costumavam viajar pelo país em apresentações e coletivas, aproveitando a grande popularidade que tinham nas comunidades onde desempenhava um papel central na difusão da cultura de massa da época.

Em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, houve o registro da passagem de alguns desses artistas. Em 1984, por exemplo, o cantor, compositor, ator e humorista Arnaud Rodrigues lotou o Cine Brasil com sua apresentação  vestido de “Soró”, um personagem que fez bastante sucesso na novela Pão-pão, Beijo-beijo.

Nos anos 1990, a cidade recebeu a visita de Adriana Esteves, Marco Ricca e Fábio Assunção para um evento no Clube Kaicam. A passagem dos artistas pela cidade ficou marcada pelo calote que receberam dos organizadores do evento.

Outra global que visitou ou visitava a cidade constantemente era a atriz Chica Xavier, que tinha uma residência no município do Prado e hora ou outra era vista transitando no  movimentado centro de Teixeira, animando os fãs das  telenovelas.

Além dos artistas já citados, vale destacar a passagem do ator Marcos Frota, intérprete de Tonho da Lua em Mulheres de Areia (1993), que em 1998 trouxe seu circo à Teixeira de Freitas. Todos esses artistas eram muito populares e reuniam multidões  por onde passavam. 


Mas, sem dúvida, uma  das visitas que mais marcou foi a dos humoristas do programa de humor “Os Trapalhões”, que fazia muito sucesso entre crianças e adultos. De acordo com Maria da Silva, que trabalhava em uma loja de roupas no centro,  em 1994, Mussum e Dedé Santana estiveram na cidade para uma apresentação numa casa de espetáculo na cidade.

Na oportunidade, Dedé Santana também  gravou um comercial para TV na quitanda Sacola Cheia, que posteriormente foi vinculado à filial da Rede Globo na região, TV Santa Cruz. Como não poderia ser diferente, a passagem  do trapalhão pelo centro atraiu a atenção de uma multidão de fãs e passantes surpresos com a aparição inesperada do artista. 

Na cidade, além da apresentação noturna, os trapalhões também foi entrevistada pelo saudoso radialista Ramiro Guedes, que em uma conversa informal em 2015, com este que vos escreve, revelou que  o momento foi carregada de humor marcante, principalmente quando perguntou sobre o ator Guilherme Roberto responsável pelo popular personagem  “Sargento Pincel”, ao qual responderam com depreciações engraçadas, um momento icônico do auge da emissora de Rádio na cidade. 

Por último, a visita dos humoristas e outros artistas da Rede Globo a Teixeira de Freitas evidencia, no presente, o profundo impacto que os programas e artistas de televisão exerceram sobre a cidade nas décadas de 1980 e 1990. Tanto é assim que o legado de alegria e humor deixado por esses comediantes ainda é lembrado com carinho pelos moradores locais que viveram aquela época.

Daniel Rocha da Silva*

Historiador graduado  e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.

Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com

O conteúdo  deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a  expressa autorização do autor. Facebook.


Visite nosso site  www.tirabanha.com.br  e saiba mais!


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Click e Veja