A morte dos engenheiros da BR-101




Por Daniel Rocha

Muito além de uma obra de integração nacional, a BR-101 carrega em seu traçado pelo Extremo Sul da Bahia uma história marcada por avanços técnicos — e também por tragédias humanas quase esquecidas.

Entre os episódios mais impactantes está a morte de três engenheiros civis envolvidos diretamente nas obras de implantação da rodovia.

O acidente ocorreu em fevereiro de 1971, poucos meses antes da inauguração oficial do trecho baiano.

Conforme reportagens da época, os engenheiros Adail João, José Roberto e Nelson Victório haviam concluído uma inspeção técnica em pontos estratégicos da estrada e retornavam para Belo Horizonte, cidade-sede das construtoras responsáveis pelo projeto.

Eles viajavam a bordo de um avião modelo Cessna PT-PQ, que caiu na área montanhosa de Itambacuri, em Minas Gerais.

Um temporal intenso, somado ao nevoeiro denso da região, teria causado a colisão da aeronave contra a serra. Todos os ocupantes faleceram.

Adail João, uma das vítimas, era diretor de uma empresa com atuação estratégica não apenas na BR-101, mas também na estrada que liga Nanuque a Caravelas, importante elo entre os estados da Bahia e de Minas Gerais.

Este episódio, embora trágico, está longe de ser único. A construção da BR-101 foi marcada por uma sucessão de perdas humanas pouco documentadas — desde acidentes com maquinário pesado até epidemias, exaustão e condições sanitárias precárias nos canteiros de obras.

Os registros orais e jornalísticos da época, que serão explorados em futuros textos, revelam uma obra feita à custa de vidas silenciadas.

Ao trazer à tona histórias como essa, propomos uma reflexão urgente: grandes obras de infraestrutura não podem ser compreendidas apenas como marcos de desenvolvimento ou frutos de políticas públicas.

Elas carregam em sua base relações de poder, invisibilização e impactos humanos profundos.

Fonte: JFN. Fev. 1971

*Daniel Rocha – Historiador graduado e pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.

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Foto: Retão da BR -101. Sul da Bahia. 1979.

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