Teixeira de Freitas - Agentes de Saúde e Endemias Fizeram Bonito no Seminário
Por SINDACESB.
Na manhã da terça-feira, 22 de julho, do corrente ano, no auditório da Faculdade Anhanguera, em Teixeira de Freitas, foi realizado um encontro histórico: o 1º Seminário Regional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Extremo Sul da Bahia.
Promovido pelo SINDACESB — Sindicato Intermunicipal da categoria no extremo sul da Bahia. O evento reuniu trabalhadores e trabalhadoras e representantes dos 13 municípios da região e lideranças nacionais, estaduais da categoria e gestores regionais.
Entre os destaques do evento, estiveram presentes a presidente da Confederação Nacional (CONACS), Ilda Angélica, e Zilar Portela, presidente da Federação Baiana (FEDACSE-BA).
Trabalhadores e trabalhadoras de Alcobaça, Caravelas, Prado, Itamaraju, Nova Viçosa, Vereda, Medeiros Neto, Itanhém, Lajedão, Ibirapuã, Jucuruçu e Mucuri estiveram presentes, reafirmando o compromisso com a valorização das profissões e o fortalecimento do SUS a partir do território.
No evento, ambas as represetantes, Ilda Angelica e Zilar Portela, dministraram palestras sobre a trajetória de lutas e conquistas da categoria, ressaltando o papel essencial dos ACS e ACE no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Também participaram do seminário gestores da saúde de diversas cidades da região, como Vicente Jocielson, coordenador da Atenção Básica de Teixeira de Freitas; Jirliane Pereira Souza Lima, coordenadora da Atenção Primária de Saúde de Nova Viçosa.
Ana Cristina Ramos, médica do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas; Gleida Donesse, representante da Atenção Básica de Alcobaça.
Ana Carolina Machado, enfermeira da Atenção Básica de Nova Viçosa; Giovanna Silva Campos, da Vigilância Epidemiológica de Alcobaça; Bruna Alves, coordenadora farmacêutica de Vereda;
Ticiane Cristina Alcântara, secretária de Saúde de Caravelas; Ana Paula Pessoa de Oliveira, professora da UFSB; Flávia Bremer, assessora da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas.
Cremilda Batista, da Secretaria de Saúde de Medeiros Neto; Bruna Oliveira Santos Moreira, secretária de Saúde de Itanhém; e Cláudia Souza, ACE e coordenadora do Programa de Combate à Dengue de Teixeira de Freitas.
A programação teve como eixo o tema “A Luta por Direitos e o Compromisso diário com o SUS,” refletido nas falas e relatos dos participantes.
A presidente da CONACS, Ilda Angélica, relembrou o percurso histórico da categoria desde as primeiras experiências no Ceará, na década de 1990, até a conquista do piso nacional com a Emenda Constitucional 120/2022.
Em sua fala, fez um alerta: “A CONACS é a legítima representação da nossa categoria. Quem tenta desviar esse caminho com propostas paralelas, desconsidera uma história de 25 anos de conquistas, entre elas, três emendas constitucionais. Quando você defende a CONACS, você defende seu passado e o seu futuro.”
Além de lembrar a história de luta da categoria, Ilda fez questão de destacar algo que muitas vezes passa batido no dia a dia: a importância de cada agente manter firme o vínculo com a comunidade.
Segundo ela, esse laço não pode ser perdido, porque é justamente ele que dá sentido à profissão. E reforçou que a base de tudo continua sendo o velho e necessário “porta a porta”, a visita domiciliar, a presença constante na área. “Só tem um jeito de perder o vínculo”, disse ela, “é não estar presente”.
A presidente estadual, Zilar Portela, reforçou a importância da mobilização sindical: “É na base onde o SUS se realiza de verdade. O sindicato não é uma estrutura distante, é coletivo, é instrumento vivo de nossa luta. Contribuir com ele é garantir que a nossa voz siga ativa e respeitada.”
Sobre, o coordenador geral do SINDACESB, José Félix, destacou: Esse momento ficará historicamente em nossas lembranças e boas lembranças. Tudo valeu muito a pena. Valeu toda a espera por este momento. Pois tentamos por várias vezes e não foi possível.
Valeu por toda nossa correria, empenho e dedicação, para que tudo desse certo. E graças ao nosso Deus, deu.
Muito gratificante ver a energia das nossas presidentes, Ilda Angélica e Zilar Portela, a alegria contagiante dos colegas participantes do evento. Melhor ainda, foram os depoimentos de cada um sobre todo o evento.
E não poderia deixar de parabenizar o nosso mestre de cerimônia, Waldo Dantas. Pois foi ele um dos principais responsáveis pela decoração, arrumação e juntamente conosco pela organização deste maravilhoso evento.
Agradeço todos os Diretores, Diretoras, Delegados e Delegadas, pelo empenho, dedicação e participação para que o evento fosse um sucesso. Agradeço ao meu segundo coordenador Daniel Rocha, pelo apoio constante e participação efetiva em todos os nossos eventos e nesse não foi diferente.
Mas principalmente, agradecer ao nosso Deus, por tudo. É ele, o nosso braço forte, nosso General de guerra. Sem ele nada somos. Mas com ele, podemos todas às coisas.
Gratidão eterna, obrigado Senhor. Amém. Sigamos em orações, firmes, fortes, constantes e focados nas nossas muitas lutas. Na certeza que o Senhor nosso Deus está no controle de tudo. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES E A UNIÃO FAZ A FORÇA. DEUS NO COMANDO SEMPRE. AMÉM.
Comentários