Teixeira de Freitas 1997 – O Bar Aconteceu
Por Daniel Rocha
Mais do que um simples bar, o Aconteceu se tornou, nos anos 1990, um verdadeiro símbolo da cultura popular de Teixeira de Freitas-BA. Um espaço de encontros, danças e memórias e também conexão com as demandas sociais da cidade, como destacou o jornal A Tarde em 1997.
Localizado na Praça Joana Angélica, no bairro São José, então uma área ainda sem pavimentação, o Bar Aconteceu ocupava um espaço amplo e acolhedor. Criado e conduzido por Valdecy Quaresma, pioneiro, radialista e produtor cultural, o bar foi, por duas décadas, o destino de trabalhadores, estudantes, artistas locais e visitantes.
Conhecido também como a “mansão do forró”, o Aconteceu não se restringia a um único ritmo. Era palco de amores, encontros, reencontros, festas e anúncios inesquecíveis. Segundo alguns frequentadores ouvidos pelo site, até quem dizia “só vou passar rapidinho” saía de lá só no outro dia!”
Sua propaganda, que rodava em carros de som por toda a cidade, popularizou o refrão que virou um jargão popular conhecido por todos e que assustava alguns pais preocupados com a ida dos filhos para algum dos shows do bar: “Esse Aconteceu é demaaaaaais!”
A fama do lugar alcançou tal proporção que, em 7 de outubro de 1997, o Jornal A Tarde, na coluna “Municípios”, destacou um evento memorável realizado no lugar: um baile de forró com oito horas ininterruptas de música, comandado pelas bandas Chamego Express e Vira e Mexe, cujo a renda solidária, foi revertida para a Escola Nossa Senhora Medianeira e a Associação de Moradores do Bairro Bela Vista.
Assim, para além de toda sua magia e programação popular e social, o Bar Aconteceu foi a expressão da cultura viva da alegria compartilhada de um sentimento coletivo. E é por isso que todo mundo ainda diz quando se escuta falar do bar: “Esse Aconteceu é demais!”.
*Daniel Rocha – Historiador graduado e pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.
Contato:
WhatsApp: (73) 99811-8769
E-mail: samuithi@hotmail.com
O conteúdo deste site está protegido por direitos autorais. Não é permitida a cópia, reprodução, publicação total ou parcial, ou reprodução em áudio ou vídeo por outros sites, jornais, revistas ou quaisquer outros meios sem a expressa autorização do autor. Livre para estudantes e pesquisadores.
Comentários