Teixeira de Freitas 1999- “O foragido do Linha Direta”

 



Por Daniel Rocha

Em 1999, a Rede Globo estreava uma nova versão do programa “Linha Direta”, que rapidamente se tornaria um dos maiores sucessos de audiência da emissora. O formato misturava jornalismo e dramaturgia, reconstituindo crimes marcantes do país em tom de suspense e denúncia social. 

Embora nenhum caso ocorrido em Teixeira de Freitas tenha sido diretamente abordado pelo programa, a cidade acabou aparecendo de forma inesperada ainda no primeiro ano da atração — e por um motivo que deixou muitos moradores surpresos.

Cena da exibição do programa

Segundo noticiou a Folha Campinas em 26 de julho de 1999, um homem acusado de aplicar um golpe milionário em Piracicaba (SP) foi localizado e preso em Teixeira de Freitas, onde vivia tranquilamente como empresário do ramo de locação de veículos.

O comerciante era acusado de estelionato, por ter criado uma empresa que prometia lucros muito acima do mercado a centenas de investidores. O golpe, praticado em 1993, teria causado prejuízos de até 6 milhões de dólares e deixado diversas pessoas na miséria: “faltou dinheiro até pra comprar comida”, destacou uma das vítimas em depoimento ao programa.

De acordo com a polícia, o acusado negava as acusações, mas seu paradeiro foi descoberto graças a uma denúncia feita após a exibição do caso no programa  exibido no dia 22/07/1999. A informação levou os investigadores até  o  acusado que  levava uma vida aparentemente estável e discreta.

Teixeira de Freitas 1999

A notícia da prisão rapidamente se espalhou pela cidade e foi destaque no telejornal da TV Sul Bahia, que cedeu as imagens da cobertura para a edição seguinte do programa da Globo. Na ocasião, o “Linha Direta” anunciou que mais um foragido da justiça havia sido capturado — e dessa vez,  no extremo sul da Bahia, em Teixeira de Freitas.

O episódio entrou para a memória local como um daqueles momentos em que o noticiário nacional atravessa a rotina do interior. A repercussão foi grande, e por alguns dias a cidade se viu comentando o mesmo assunto: o comerciante bem-sucedido que, segundo o programa, era na verdade um dos rostos procurados do estado de São Paulo, o “foragido do Linha Direta.”

Fontes:

Folha Capinas 1999.

Programa Linha Direta. 1999.

Colaborou com a informação e Pesquisa: Marcos Marcelo.

Daniel Rocha da Silva
Historiador graduado e pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.
Contato: WhatsApp (73) 99811-8769 | E-mail: samuithi@hotmail.com . Comunidade no Facebook
O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes, ou convertido em áudio ou vídeo sem autorização expressa do autor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História de Teixeira de Freitas - Praça dos leões: Parte final

A história de Teixeira de Freitas - A Praça da Bíblia

História de Teixeira de Freitas. Praça dos Leões o marco zero da cidade: parte 01