História de Nova viçosa : A solidariedade que salvou um alcobacense em 1880






Por Daniel Rocha

No decorrer do século 19, a navegação marítima representava o epicentro das viagens e da circulação de pessoas e mercadorias por todo o mundo. O cenário não  era diferente no extremo sul da Bahia, onde na rotina do dia - dia do balanço instável do mar, atos de solidariedade e tragédias repercutiam com seus heróis e mensagens de solidariedade.

Importa lembrar que a navegação não se dava apenas pelo mar,  na região então,  cortada por rios  navegáveis que ligavam o interior ao oceano, o movimentado fluxo marítimo gerava uma agitada rotina de embarques e desembarques de diversas embarcações ,de  todos os tamanhos e modelos, em um indo e vindo infinito nos principais portos, Caravelas, Viçosa e Mucuri.

Nestes, as paradas eram indispensáveis e comumente estas embarcações enfrentavam intempéries repetidas que tornavam qualquer viagem ou passeio um transtorno de amedrontar qualquer experiente marinheiro dados aquela rotina. 

Porém alguns compromissados homens do mar sempre auxiliavam ,em qualquer momento de dificuldades, quem por distração ou dificuldade viessem a sucumbir  ao mau humor do mar. Um relato referente a um ocorrido em Nova Viçosa, na época apenas “Viçosa”,  datado do dia 17 de junho de 1880, por exemplo, ilustra bem essa afirmativa. 

Segundo o relato, transmitido através de uma mensagem telegrafada,  por volta das 11 horas da noite daquele ano 1880, as águas turbulentas do porto de Nova Viçosa testemunharam um evento  perigoso de tirar o fôlego. 

Conforme o registro, o comandante do vapor "Gastão de Orleans", o Sr. Vigna, ao se aproximar de Nova Viço pelo mar, se deparou com o fenômeno medonho e angustiante,  uma canoa que seguia para a foz de um rio  foi engolida pelas correntezas impiedosas do mar.

A canoa que seguia  com três pessoas rio abaixo, que certamente ali iam perder a vida se não fossem os “prontos socorros” ordenados pelo comandante do vapor Gastão Orleans, o Sr. Vigna, e teve a sorte de ser vista pela tripulação do vapor que se aproximava do porto.

No momento, ciente dos riscos, o comandante ordenou  sua tripulação a encarar os riscos para salvar os náufragos. Tripulação que não hesitou em socorrer os náufragos da canoa apesar dos riscos se  lançando nas águas traiçoeiras do mar para  trazer às vítimas  segurança da embarcação “Gastão de Orleans.”

Entre os sobreviventes socorridos, destaca o relato, estava o Sr. Bernardino José da Cunha, um respeitado e rico fazendeiro da Vila de Alcobaça que teve a vida salva pelos trabalhadores do mar e o  valoroso comandante cujo feito repercutiu por toda região costeira do estado.

Prova disso é que o periódico de Salvador,  "Diário de Notícias da Bahia", publicou  no mês seguinte o  fato enaltecendo o comandante e seus marinheiros:  “Atos destes basta registrá-los para honrar aqueles que os praticaram", frisou.

Assim, esse testemunho vivo do espírito humanitário passado, que permeou as águas da Bahia naquele período marcante da história marítima  é um lembrete de que, mesmo nas condições mais desafiadoras, a generosidade pode prevalecer, deixando um legado que ecoa através dos séculos.

Sob outra perspectiva, esse evento marítimo nos recorda que em tempos de adversidades para os trabalhadores do mar, a divulgação desse ato de solidariedade pode ser interpretada como uma resposta à exploração sistêmica e desenfreada da época onde  trabalhadores livres e escravizados não contavam direitos sociais. Época em que o amparo mútuo era um valor que se fazia necessário.

Daniel Rocha da Silva*

Historiador graduado  e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.

Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com

O conteúdo  deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a  expressa autorização do autor. Facebook.

Doação
Você que é fã do nosso site, ajude-nos a continuar trazendo cada vez mais conteúdos novos. Qualquer valor é bem-vindo e será muito apreciado. Cada contribuição nos impulsiona a ir além e a realizar ainda mais.

Faça um doação via PIX: Chave 73998118769

Visite o site www.tirabanha.com.br e conheça mais histórias sobre a cidade de Nova Viçosa


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Click e Veja