Anos de 1960 em Teixeira de Freitas: Parte 01



Por (Daniel Rocha)
Em 1965 algumas moças do povoado de Teixeira de Freitas, principalmente das famílias tradicionais, costumavam apreciar filmes e organizar pequenas festas na única sala de cinema da cidade.

Segundo os relatos de Marli Gomes, além dos filmes, uma pequena turma, formada por jovens moradores do povoado costumavam frequentar festas na casa de amigos   e shows de artistas locais  no Cine Elisabete.Entre os artistas mais populares estavam os rapazes do grupo musical Os leões.

 Natural de Itanhém a banda causou certo alvoroço entre algumas  moças do povoado de Teixeira de Freitas fãs da jovem guardam.
A banda tocava de tudo um pouco, porém o estilo predominante era o Rock Roll, um dos preferidos da galera. Os shows eram organizados pela irmã de Marli Gomes, Maria Flor, e eram realizados sempre após a última seção do cinema.
Diferentes da tarde dançante, festa na casa, os shows eram abertos ao público de idades variadas. O horário era definido motor elétrico a cidade não tinha ligação de rede elétrica.
Narra Militão Guerra no documentário – Retrospectiva histórica de Teixeira de Freitas de 1996 da emissora local, TV Sul Bahia, que o cinema era espaço para festas e outros eventos.

 Porém eram os filmes populares que atraia mais o público como; as fitas de Kung Fu, de Faroeste e filmes românticos. Militão Guerra diz ,durante a entrevista, que a produção, Dio, como te amo (1966), foi um dos mais assistidos do povoado naquela época.
De inesperado e enorme sucesso no Brasil este romance musical caiu no gosto das mulheres brasileiras e, ao que tudo indica, das garotas do povoado de Teixeira de Freitas também.
Fonte:
ROCHA. Daniel; OLIVEIRA.Danilo. Cinema – Contribuições no Processo de Formação da Sociedade de Teixeira de Freitas nos anos de 1960, 1970 e 1980. UNEB, Campus X – Teixeira de Freitas – BA.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Click e Veja