História de Teixeira de Freitas: A Festa da cidade e a Usina de Asfalto do Padre Apparecido



 Por Daniel Rocha*

Em 2007, Teixeira de Freitas comemorou seu 22º aniversário com uma festa tão extraordinária que mais parecia um Carnaval fora de época! O padre-prefeito Apparecido Staut aproveitou a ocasião para fazer propaganda de seus investimentos prometidos. Mas, o que tornou esta celebração tão cativante para os teixeirenses? Como estava o clima político durante os festejos? O que dizia os críticos em relação à gestão?

Segundo texto do site da prefeitura de Teixeira de Freitas em maio de 2007, entre os dias 9 e 13 de maio de 2007, a cidade foi palco de uma celebração marcante. A festa da cidade, batizada de “Avança Teixeira 2007”, transformou os moradores em foliões contagiados por uma programação diversificada e pelo entusiasmo das grandes obras urbanas, como o asfaltamento de ruas e avenidas, como a ACM e Brasil, e pela promessa de ver a cidade renovada. 

Isso porque a tão aguardada usina de asfalto, uma promessa de campanha do prefeito Apparecido Staut, finalmente havia saído do papel. Segundo o texto do site, o funcionamento da fábrica estava enchendo a cidade de esperança,deixando todos ansiosos pela transformação que estava por vir.

Tudo isso ocorria em um clima de ufanismo local, alimentado pelo clássico estilo de divulgação dos feitos políticos feito pelo prefeito através de desfiles de carros novos, recém adquiridos, e de um grandioso desfile dos  alunos das escolas públicas, incluindo a Escola Militar, além de diversas instituições locais. 

Dessa forma, no primeiro dia dos festejos, como já feito antes em forma de passeata, toda a frota da prefeitura, especialmente os automóveis e equipamentos da recém-adquirida usina de asfalto, desfilou orgulhosamente sob grande atenção da população. Uma clara propaganda disfarçada e pensada para divertir, emocionar e sensibilizar.

No circuito tradicional, nos três dias de festa, o ponto alto foi a destacada atuação do Bloco Macaco Prego e a presença de cantores e bandas renomadas da época, como Rapazolla, Guig Ghetto e Banda Eva, que arrastaram uma verdadeira legião de fãs pela avenida. Atrações religiosas, pensadas para o público religioso, também tiveram sua vez na avenida e outros espaços.

“A prefeitura não poupou esforços para agradar a todos. No último dia de festa, o prefeito Padre Aparecido presenteou os religiosos com um show emocionante: os Cantores de Deus e Frei Zeca,destacou o texto do site.

Registro da festa

Simultaneamente aos desfiles e apresentações musicais, a prefeitura de Teixeira de Freitas organizou a Semana da Cultura na Praça da Bíblia que também foi espaço para apresentação de cantores católicos e evangélicos, manifestações folclóricas e rodas de capoeira. O evento cultural foi encerrado  com o show gospel da cantora Lauriete, diversidade que agradou o público.

Na contramão dessa perspectiva apresentada pelo site da prefeitura, o jornal “Extremo Sul, destacou a voz dos críticos seis meses antes da festa, dezembro de 2006, com o seguinte texto na coluna “ Do breu das trevas” criticando a realização de passeatas onde os equipamentos adquiridos eram expostos: 

Por conta de uma passeata que aconteceu na sexta-feira, dia 24, os gênios de plantão da mamã encheram a cidade de faixas de “ DEIXEM O PADRE TRABALHAR.” resultado: como era de se esperar, a passeata não levou quase ninguém às ruas e as faixas deram motes à população.  Em um deles, o povo dizia que quem não deixa o padre trabalhar são determinados secretários; em outra , avisam que tudo que o povo quer é que o padre trabalhe realmente: que mande limpar as ruas, tirar o lixo, melhorar a saúde, tapar buracos , etc….” 

Em resumo, entre desfiles coloridos, shows populares e a participação comunitária, a cidade experimentou um misto de orgulho e crítica que refletia o fervor político e social da época. Assim,  a chegada da usina de asfalto  e as passeatas e desfiles da gestão não apenas celebrou os avanços visíveis, como também ecoou as vozes daqueles que buscavam uma transformação  completa e duradoura para Teixeira de Freitas.

Fontes

A prefeitura de Teixeira de Freitas dá início a uma das principais obras de 2007. teixeiradefreitas.ba.gov.br. Acervo site tirabanha.

Milhares de pessoas comemoraram o 22º aniversário de Teixeira de Freitas nos dias 9 a 13 de maio. teixeiradefreitas.ba.gov.br. acervo site tirabanha.

Do breu das trevas. Jornal extremo sul. Dezembro de 2006. Acervo site tirabanha.

Daniel Rocha da Silva*

Historiador graduado  e Pós-graduado em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.

Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com

O conteúdo  deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a  expressa autorização do autor. Facebook.


Acesse o site: tirabanha.com.br

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Click e Veja