Teixeira de Freitas 1996 – O primeiro Telejornal da Cidade

 


Por Daniel Rocha

Afiliada inicialmente à Rede Manchete, a TV Sul Bahia chegou a Teixeira de Freitas – BA em 1996, trazendo consigo o primeiro telejornal local, o Sul Bahia Notícias. Que tipo de cobertura jornalística ele oferecia? Quais eram suas principais pautas? Era um telejornal independente?

Durante sua fase como TV Manchete, o telejornal, apresentado em duas edições pelo jornalista Cícero Dantas e pela jornalista Débora Rodrigues, tinha como objetivo mostrar a riqueza e a diversidade da região do extremo sul baiano. As principais pautas incluíam a movimentação econômica, eventos culturais e os desafios políticos enfrentados pelos moradores.

Um exemplo desse trabalho pode ser observado em uma divulgação das principais notícias da edição de 26 de setembro de 2001, que trouxe manchetes como: a realização da Primeira Semana do Deficiente Físico em Itabuna e a reativação dos voos no Aeroporto de Ilhéus para impulsionar o turismo nacional e internacional.

E o sucesso da campanha de vacinação de animais, que imunizou cerca de 23.000 cães e 1.500 gatos em todo o sul do estado; o show do Araketu no novo espaço do Parque de Exposições em Teixeira de Freitas; e a ação do Deputado Francistônio Pinto, proprietário da TV, que propôs na Câmara Federal a inclusão de alertas no final das propagandas de veículos.

Em 1997, uma mudança significativa ocorreu na emissora. A extinta Rede Manchete, que na década de 1990 era uma das grandes da televisão brasileira, enfrentou dificuldades com a audiência, e a TV Sul Bahia passou a transmitir o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão. Essa mudança alterou o estilo e o visual do jornalismo da emissora.

Com a nova afiliação ao SBT, o telejornal Sul Bahia Notícias passou a se chamar TJ Sul Bahia, em referência ao TJ Brasil da nova matriz. O programa começou a contar com o trabalho de outros repórteres, mas manteve seu compromisso de apresentar o cotidiano da cidade e da região. Em 1998, o jornalístico passou a ser apresentado pelo jornalista Leandro Oliveira.



Assim, estima-se que, em uma época em que o telejornalismo vivia um período dourado, a presença de um telejornal local com pautas regionais proporcionou aos teixeirenses acesso a informações específicas sobre os principais acontecimentos locais. Isso consolidou a identidade da cidade e da região no cenário nacional, diminuindo a influência das pautas macro sobre as micro. 

Dessa forma, acredita-se, em tese, que isso foi muito importante em um período em que os teixeirenses comuns, trabalhadores e trabalhadoras, que naturalmente sintonizavam mais o canal, expandiam sua consciência coletiva sobre a dinâmica e os problemas regionais.

Sob outro ponto de vista, é importante lembrar que até 2001 a emissora pertenceu a uma rede de comunicação de propriedade de um grupo político, o que pode ter servido, em alguns momentos, aos interesses desse grupo. Isso significa também que, de acordo com o que se supões, que nem sempre o jornalismo apresentado era verdadeiramente independente ou suficientemente crítico.

Fontes:

Fontes: Jornal A tarde. ( Municípios.  20/05/199)

tdfnet.com.br. ( Destaques da TV. 26 de setembro de 2001)

TV Sul Bahia. https://pt.wikipedia.org/wiki/TV_Sul_Bahia

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Click e Veja