Especial Teixeira de Freitas 30 anos: frases sobre a cidade


Em comemoração aos trinta anos de emancipação de Teixeira de Freitas o site tirabanha preparou uma seleção especial com  algumas frases ditas por pessoas, conhecidas ou não, que revelam as mudanças do cotidiano e a admiração  pela cidade.




———————————————————————————————————-
 “O humilde povoado formado inicialmente por famílias negras, conhecido às vezes pelo nome de Mandiocal ou Comércio dos Pretos, não apresentava perspectiva de crescer.”

Jeová Franklin de Queiroz, justificando a ausência do povoado de Teixeira de Freitas na lista elaborada pela enciclopédia dos municípios de 1958 editada pelo IBGE, 1985.
————————————————————————————————————————
Hoje estou feliz, encontrando uma população de 30.000 habitantes…Aqui, prometo, colocarei a luz de Paulo Afonso!” 

Governador Antônio Carlos Magalhães na segunda visita ao povoado de Teixeira de Freitas. Ano de 1974.

————————————————————————————————————————
 “Vou logo perguntar a quem me contratou quando ele vai me trazer de volta, porque não dá pra ficar muito tempo sem ver vocês.”

Ivete Sangalo durante show realizado  no parque de exposição de Teixeira de Freitas em 2012.

————————————————————————————————————————
“Estou visitando aqui, pela primeira vez, e achei a cidade linda. Estamos em reunião de patriotas e falaremos de costumes, desenvolvimento, cultura, esporte. Estamos unidos, não só de sangue, como culturalmente. Nosso intercâmbio é de coração, de amor e fraternidade.”

Cônsul Geral do Japão Toshio Watanabe em visita especial à colônia japonesa da cidade no ano de 2009.
———————————————————————————————————-
“Amo Teixeira de Freitas e quero o melhor para o seu povo.”

Presidente Lula em um panfleto em que pedia votos para então candidato a prefeito João Bosco.

———————————————————————————————————————

Nós temos muitos centros culturais aqui em Teixeira de Freitas é preciso fortalecê-los, potencializar o que eles têm de mais positivo.”

Márcio Meireles, então secretário estadual de cultura da Bahia em 2009, durante visita a cidade.

————————————————————————————————————————
“Ninguém gosta de construir, porém é um mal necessário.” 

Resposta do Governador César Borges, em visita oficial ao município em 2004, em relação aos protestos contra a construção do presidio na cidade.

————————————————————————————————————————
“Em cada casa a gente parava, bebia e comi. Depois da terceira, a gente não sabia mais nem onde estava pisando.” 

Jacob Muniz em entrevista a Jeová Franklin de Queiroz, 1984, sobre a festa de São João no povoado.

———————————————————————————————————————
“Esse é um projeto inovador que vai beneficiar todo o extremo sul. É um templo de cidadania e dignidade para nossa juventude.”

Governador Jaques Wagner após assinar o termo de cooperação técnica que possibilitou a implantação na cidade da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
————————————————————————————————————————
“Estamos indo aos locais, quando pessoas ligam falando que o homem atacou novamente, e não encontramos nada, existem muitos boatos, até peço que as pessoas tenham cuidado de passar informações equivocadas, isso só atrapalha o nosso trabalho, dificultando a captura do verdadeiro culpado.”

Delegado Marcos Antônio em relação aos supostos ataque do homem do facão em 2013.

———————————————————————————————————————
“Ele não gostava, mas realizava. Ele sempre dizia, vocês têm que casar sua filha com a filha do vizinho a cuia não pode ser do mesmo pau para a enxada trabalhar. Ele mesmo condenava e ao mesmo tempo abria exceções. “ 
Ivo Nascimento, em reportagem sobre o casamento na fazenda Nova América na década de 1940, antes do surgimento do povoado de Teixeira de Freitas.

———————————————————————————————————————
“Naquele tempo, o pessoal saia de Alcobaça, Caravelas e Juerana para comprar na feira da praça, todos paravam para ver agente tocando. O povo não tinha malvadeza, jogava o dinheiro dentro do violão. Era o dia todo cantando, juntava muita gente.”

Natalino A Santos recorda a chegada a cidade no final da década de 1960.
————————————————————————————————————————
“Hoje eu tenho um filho de leite que é rico e não vem mais me visitar, dei leite para ele porque a mãe estava com o peito seco e mandou me buscar. Eu não cobrava porque leite de peito não pode vender, tem que dar, dei durante uma semana, a mãe foi botando no peito até poder dar.”

Vitória lemos, 80 anos, foi ama de leite durante a década de 1970 em Teixeira de Freitas falando sobre o ofício.

———————————————————————————————————————
“Para o funcionamento da Secretaria Municipal de Habitação é necessário braços fortes e mãos unidas.”

Secretário de habitação Aílton Agente de Saúde agradecendo a João Bosco pela oportunidade

———————————————————————————————————-
“Não tinha hora era só chamar que ela vinha, meu pai foi buscá-la andando a pé por uma estradinha na mata com um candieiro na mão para iluminar a passagem. Como estava chovendo a dona Lurdes se cobria com um lençol ou toalha de banho e vinha tremendo de frio, quando chegava acendia o fogo para aquecer e esquentar a água, eu já estava esperando.” 

Antônia Conceição sobre o trabalho da parteira Maria de Lurdes Cajueiro na década de 1970.

———————————————————————————————————————
“Meu ideal é ver Teixeira crescer e desenvolver, porque este município representa, hoje, praticamente toda a região Extremo Sul. Porque, Teixeira de Freitas crescendo, naturalmente todos os municípios acompanharão esse progresso.”

Vereador Wilson Guimarães Soares do PMDB, ao jornal Extremo Sul Agora, após divulgação de sua vitória na primeira eleição, 1985, da cidade emancipada.

———————————————————————————————————
“Como Nanuque estava muito parada meu pai ficou sabendo que aqui estavam desmatando tudo abrindo uma nova cidade. Então ele veio depois de dois meses a família. Porém na época não tinha emprego aí agente foi morar na fazenda Alcobaça onde ficamos 7 meses, quando voltamos o povoado já estava cheio de serraria.”

Izabel Rodrigues justificando os motivos que fez a família migrar para Teixeira de Freitas no final da década de 1960.

———————————————————————————————————-
“O povoado de Teixeira de Freitas tinha como destaque duas equipes, o Brasil, time montado pelo senhor Valdir, proprietário do pioneiro Supermercado Brasil, e a Portuguesa, equipe criada pelo saudoso Deusdete Moreira Alves em 1973, aproximadamente, Brasil e Portuguesa além dos confrontos memoráveis que faziam entre si também representavam o nosso futebol com a realização de jogos com times da região.” 

Amadeus Ferreira, sobre o futebol de Teixeira de Freitas na década de 1970.
————————————————————————————————————————
“Isso é muito preocupante, principalmente para o abastecimento de água de Teixeira de Freitas (…) A falta de chuvas, o desmatamento ao longo de vários anos e os assoreamentos vêm matando o Rio Itanhém aos poucos e corremos o risco de não mais tê-lo daqui a uns 15 anos.”

Reportagem do Jornal alerta sobre a seca que assolava o rio Itanhém em 1998.

————————————————————————————————————————
“Quero agradecer ao prefeito deste município pela estrutura do hospital, pelos recursos, que apesar de ser uma cidade pequena, dispõe de uma aparelhagem excelente, e há equipe médica que atenderam as vítimas e deram o melhor de si por eles.”
Coronel do Exercito Brasileiro, Heitor Leite, na solenidade de agradecimento ao prefeito municipal Padre Aparecido Rodrigues, em virtude do atendimento aos alunos da Escola de Formação Complementar do Exército Brasileiro (EsFCEx), após o acidente com o ônibus que transportava os alunos da escola, na BR-101 em 2011.

———————————————————————————————————————
“Eu acompanhei de perto o surgimento de Teixeira de Freitas. Primeiro, veio o Hermenegildo, que tinha uma roça, onde é, hoje, a Praça dos leões.” 

Pioneiro Isael de Freitas Correia lebra a chegada dos primeiros comerciantes no povoado de Teixeira de Freitas em entrevista ao jornal Alerta em 2009.

———————————————————————————————————-
“Eu sou um fã desta cidade e acredito na região, muito mesmo, é muito bom morar aqui.”

Bruno Caliman é compositor e já teve suas composições gravadas por grandes nomes do mundo da música, como, Bruno e Marrone.

————————————————————————————————————————
“Corre a notícia pelo bairro afora/ Padre José morreu, que pena que tristeza/era um mimo o mocinho, uma beleza/ Mas quando a morte vem não diz a hora.”

Ary Moreira Lisboa, paroidando o poeta J.M. Chagas, ao escrever sobre a morte do Padre José Koopmans em 2011.

——————————————————————————————————–
“Quem iria imaginar que Teixeira de Freitas crescesse tanto? Quando chequei aqui era tudo mata em roda. As onças faziam tocaia. Chegamos a matar surucucu no meio da rua, aqui na praça, onde está o jardim.” 

Pedro Guerra, em entrevista a publicação do Banco do Nordeste, 1985.

——————————————————————————————————-

Daniel Rocha
tirabanha@tirabanha.com.br
Especial Teixeira de Freitas 30 anos:


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Click e Veja