Por Daniel Rocha
Esse recurso não apenas amplia o potencial de leitura da imagem histórica, como também suscita novos debates sobre memória, veracidade e representação. Um exemplo marcante dessa nova interação entre realidade e imaginação está na animação de uma fotografia registrada em janeiro de 1987 por Adilson Gigante (in memoriam).
O resultado impressiona pela riqueza de detalhes e pela precisão na preservação dos elementos arquitetônicos e urbanos, garantindo uma representação fiel da cena original, transformando a maneira como enxergamos o passado, como se pudéssemos no presente visualizar completamente aquilo que já foi.
Cantor gospel de destaque nacional, ele também se dedicou a documentar visualmente a transformação de Teixeira de Freitas. Essa fotografia, que agora faz parte do acervo de Anderson Gigante, filho de Adilson, foi recentemente animada com inteligência artificial e compartilhada por ele.
Mas essa recriação não vem sem desafios. Como alerta Anderson, por mais avançado que seja o algoritmo, alguns movimentos perdem naturalidade, parecendo rígidos ou artificiais, criando um efeito que, em vez de aproximar, pode distorcer a realidade capturada.
Segundo o fotógrafo, ao tentar preencher as lacunas do registro original, a ferramenta pode acabar gerando detalhes que nunca existiram ou modificando aspectos sutis, mas essenciais, da realidade social que a imagem buscava preservar.
Outro exemplo animado por Anderson é uma foto ainda mais antiga, de autoria desconhecida, feita na Avenida Marechal Castelo Branco na década de 1970, época em que Teixeira de Freitas ainda era um povoado ligado a Alcobaça.
Mais uma vez, a inteligência artificial impressiona ao recriar cores e preencher lacunas visuais com grande fidelidade, romantizando detalhes que nunca fizeram parte da cena original.
Em resumo, ao movimentar o que antes era fixo, a inteligência artificial não apenas anima os corpos, mas também as controvérsias sobre o que constitui uma memória “verdadeira”.
Por isso, apesar do fascínio que essas recriações despertam, é preciso cautela. São versões que parecem autênticas, mas nem sempre são fiéis ao registro original. Ao adicionar movimento onde antes havia apenas luz e sombra, essas recriações reconfiguram a narrativa visual e levantam questões sobre a “perda da aura” da fotografia.
Esse conceito, desenvolvido por Walter Benjamin, explica como a reprodução técnica em massa , seja por meio da fotografia ou do cinema, reduz o valor único e autêntico de uma obra, tornando-a acessível e replicável, mas também menos singular.
Por fim, como toda nova linguagem, as imagens de fotografias animadas precisam ser lidas com sensibilidade histórica e espírito crítico, para que não percamos, no fascínio da reanimação, a profundidade do silêncio que uma foto antiga ainda é capaz de dizer.
Referencias:
BURKE, Peter. Testemunha Ocular: História e Imagens. Bauru: EDUSC, 2004.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. (Obras escolhidas, v. 1).
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