O causo do madeireiro capixaba e o agricultor japonês






Por Daniel Rocha

O causo do "capixaba e o agricultor Japonês" foi narrado por um capixaba que morou e trabalhou com a exploração da madeira na cidade de Teixeira de Freitas,BA, durante a década de 1980. Narra como se deu o encontro de dois migrantes que marcou a história da cidade e traz uma reflexão que deve ser feita no presente: existem culpados pela exploração e devastação da mata atlântica que cobria toda região do extremo sul Baiano?

No início da década de 1980 descendentes de japoneses e capixabas residiam em grande quantidade no então povoado de Teixeira de Freitas compondo parte da sua população. Enquanto os japoneses se dedicavam a agricultura boa parte dos capixabas a atividade de exploração das madeiras.

Ambos os migrantes chegaram no povoado na década de 1970 para tentar a vida ou investir na promissora nova fronteira agrícola. Os japoneses investiram na agricultura local apoiados pela poderosa cooperativa paulista Cotia e logo se tornaram influentes na economia da cidade comercializando também equipamentos agrícolas em lojas instaladas. Com o fim da atividade madeireira os capixabas migraram para outros ramos, comércio e indústria, contribuindo para a transformação da economia local.

O causo narrado por um capixaba, José Nossa, que morou na cidade até o ano de dois mil, fala de um curioso bate-papo entre esses dois migrantes e uma reflexão necessária e conta que em um certo dia um capixaba que rodava a região com o caminhão de trabalho parou em uma fazenda de um “japonês” para fazer alguns ajustes no carro danificado. Bem recebido na fazenda e diante de uma paisagem bonita e rica os dois trocaram ideias e lembranças sobre a chegada e permanência na região.

Durante aquele momento único uma observação a respeito da devastação local não agradou muito o madeireiro capixaba. O nissei afirmou com veemência que a culpa pela devastação predatória da floresta não foi dos governantes que autorizou e sim das empresas, serrarias, e dos capixabas que vieram explorar sem restrições a riqueza do extremo sul baiano. Sem alterar o tom de voz o capixaba lhe respondeu de pronto:

- Não senhor a culpa não é do governo baiano nem dos madeireiros capixabas. A culpa é dos japoneses que vendeu a motosserra.... Como o senhor vê se há são vários os culpados nesta história.

Daniel Rocha da Silva*

Historiador graduado  e Pós-graduando em História, Cultura e Sociedade pela UNEB-X.

Contato WhatsApp: ( 73) 99811-8769 e-mail: samuithi@hotmail.com

O Conteúdo  deste Site não pode ser copiado, reproduzido, publicado no todo ou em partes por outros sites, jornais e revistas sem a  expressa autorização do autor. Facebook

Fontes:

Foto: Caminhão transporta madeira no município de Teixeira de Freitas. Ano 1985. Autor :Jeová Franklin de Queiroz, publicada originalmente na revista Teixeira de Freitas, 1985.

Causo Narrado por José Nossa. Julho de 2008.

bargayteixeiradefreitas

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Click e Veja